terça-feira, 22 de abril de 2014

Boas Maneiras à Mesa - Jantar à Francesa ( parte 1).

Esta é uma solução para jantares muito formais. Só sirva à francesa se sua empregada for muito familiarizada com jantares de cerimônia ou se tiver um garçom treinado.Vamos tentar simplificar aqui:
 Arrumação  da Mesa:
Comece a arrumar horas antes do jantar , ou até  na véspera. Eu, como fico ansiosa, começo uns dois dias antes. Veja as minhas dicas:
-Observe se a toalha está bem passada.
- Valorize o seu jantar, colocando um lindo arranjo de flores no centro da mesa. Elas devem estar em harmonia com todo o conjunto, nas cores e no estilo.mas, atenção: escolha as de caule curto, bpois flores muito altas impedem que os convidados se vejam e dê preferência para arranjos que sigam o formato da mesa: redondo, retangular ou quadrado.
-O prato deve ser colocado a cerca de dois dedos da beirada da mesa.
-Os guardanapos podem ficar do lado esquerdo ou em cima do prato vazio.
-Se o jantar ou almoço com sopa, o prato de sopa deverá ser colocado dentro do prato raso e o guardanapo, dobrado, ficará sobre ele. Se não houver sopa, o guardanapo fica sobre o prato raso.
-Se a entrada for uma salada, o pratinho de salada deverá ser colocado à esquerda do prato raso, ou dentro dele, com o guardanapo em cima.
- Os copos ficam um pouco acima do prato, do lado direito. Da esquerda para a  direita, a ordem é esta: copo de água,  um menor para vinho tinto e outro ainda menor para o vinho branco. Se houver champanhe, a taça deverá ficar atrás dos copos, ao centro, levemente para a direita.
-Os talheres são colocados na ordem que são usados, ficando os últimos mais próximos do prato. Facas e colheres são colocadas do lado direito; garfos, do lado esquerdo.
- Os talheres de sobremesa são arrumados acima do prato. Primeiro a faca, com a lâmina para dentro e o cabo para o lado direito. Em seguida, o garfo com o cabo para a esquerda, no sentido inverso. Por último, a colher, também invertida, com o cabo para a direita.
Da próxima vez, explicarei qual a ordem de servir os pratos.


0 comentários:

Postar um comentário