terça-feira, 25 de março de 2014

Almoços ou Jantares Americanos

Hoje, falaremos  sobre  almoços ou jantares americanos.
Não importa o tipo de refeição, o serviço americano (bufê) resolve, de forma simpática, o problema de falta de espaço para reunir um grupo grande de amigos.Nesse tipo de refeição,cada um se serve mais ou menos por si. O que não impede de se contratar um, dois garçons,para servirem os convidados.Poderá ser utilizada uma mesa grande ou dependendo do espaço da casa, uma mesa para a comida e outra para os utensílios.
Vamos aqui dar dicas de uma mesa única:

-O cardápio para um jantar americano deve constar de uma entrada fria,um prato quente com acompanhamento, sobremesa, café e licores. As bebidas , além de aperitivo, podem ser cerveja ou vinho, dependendo do que for servir.
-A arrumação da mesa, deve facilitar a circulação dos convidados.
-Se houver espaço suficiente, ajeite a mesa no centro.Se não, encoste-a numa parede.É importante deixar espaço à sua volta para permitir a circulação.
- De um lado da mesa, disponha pratinhos e garfinhos para a entrada fria,pratos, garfos grandes e guardanapos. Do outro lado, alinhe as travessas, cada qual com seu talher para servir. Em uma das extremidades, ajeite os copos e as bebidas. O vinho e a cerveja podem ser servidos antes do jantar.Na outra extremidade, coloque o cestinho com os pães. Ao centro um arranjo de flores.
- Quando todos terminarem,tire tudo da mesa e coloque pratinhos, talheres e a sobremesa. Sorvetes, mousses podem ser servidos em taças ou tigelinhas individuais.
-Evite um cardápio com pratos difíceis de serem cortados à mesa.Prefira aqueles que levem a carne já cortada ( ou corte-a antes de servir), aves desfiadas e legumes em pedaços pequenos.
-Providencie mesinhas de apoio espalhadas pela sala,para facilitar.É muito difícil comer com o prato ao colo, ou em pé, sem ter onde colocar o copo.Se preferir, espalhe almofadas pelo chão.
-Não sirva sopas.
- Não use pratos e copos descartáveis.
-O melhor  de tudo , acho eu,  se os convidados forem comer com o prato na mão, sentados em poltronas ou sofás, sirva pratos que possam ser comidos apenas com garfo, sem necessidade do uso da faca.
-Não esquecer de levar à mesa água e refrigerantes para quem não toma bebidas alcoólica.

Alguma dúvida?É só perguntar. Beijos.



0 comentários:

Postar um comentário